segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Segunda chance.

Primeiro,desculpe pela ausência.É bom estar de volta. Esse período de ociosidade como era de se esperar, deu-me algumas coisas a pensar, muitas em que refletir. E uma delas é sobre a segunda chance... Todo mundo merece uma segunda chance?
Segunda chance,uma nova oportunidade,de certa forma uma reconciliação, um exemplo bem claro, e espero que entendam a analogia é a recuperação da escola. Tendo em vista que a escola é uma representação microscópica do mundo,logo a recuperação também há o significado, todas as pessoas esperam algo de você, esperam o mínimo , uma meta , um objetivo , um limite de até onde você pode não retribuir essas expectativas. No caso a média da escola, 7,5. Não alcançar a média, é muito mais do que simplesmente não conseguir tirar uma nota, é um reflexo íntimo espelhado em tinta e papel, sobre o que particularmente já sabia : Eu falhei. Significa muito mais porque, ao ter um mínimo e você estar abaixo dele é preocupante, não apenas sob a ótica didática, mas como pessoa.
Quando você falha como aluno, você sabe que falhou como pessoa, falhou com seu dever,todas as expectativas que tinha são nubladas com o pesar e a frustração.
Transformando isso de forma mais literal, nos deparamos com a seguinte situação : a sociedade exige um mínimo e nem no menor padrão eu satisfaço.
Mas,quando os pensamentos estão embaralhados, com a culpa , a frustração e a tristeza,encherga-se uma oportunidade secundária,uma maneira de se reerguer : a recuperação.Aquela tortuosa estrada onde todos seus demônios pessoais o assombram por não ser bom o suficiente.Isso é um modo de ver.
O outro,o qual prefiro particularmente,é o reconforto que por mais que tenhamos falhado há uma forma de compensar.
Diz-se que a vida é uma escola, eu digo que a escola é uma vida,sendo como citado a escola uma representação em nano-proporção ao mundo real,os desafios são menores, as chances são maiores.Resumindo:A média do mundo é 10,temos que sempre ser o melhor, talvez não melhor que os outros,mas indubitavelmente melhor do que o "eu" de ontem.A média e uma meta é uma só: 10.A diferença está aí: Na escola temos segundas chances, e na vida? Será que teremos uma segunda chance mesmo que tiremos 9,5? Talvez sim.Talvez não. Prefiro não arriscar.

3 comentários:

  1. Ótimo texto, ótima reflexão, parabéns!
    Aprender é sempre uma expectativa de transformação.
    Beijos do seu pai!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas,
    Você não me conhece, sou irmã da Erika, amiga do seu pai do RJ.
    Fiquei impressionada com seu texto. Além de um português impecável (o que é raro) você conseguiu expressar em palavras uma reflexão muito bem estruturada. Refletir, hoje em dia, também é uma raridade.
    Parabéns!
    Abs.,
    Verônica Araujo

    ResponderExcluir
  3. A segunda chance está presente em todas as nossas situações cotidianas, mesmo que sejam simples, mesmo que não de pra perceber. O simples fato de levar algo pra concertar já é dá a segunda ou terceira chance ao objeto. A melhor das segundas chances é quando nos permitimos ter a superação, como o caso da escola. Superar medos, conviver com outros com o qual nem imaginávamos que conviveríamos, enfrentar as barreiras... são todas segundas chances. Texto muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir